Guia Completo sobre Espécies Ornamentais Exóticas
Guia Completo sobre Espécies Ornamentais Exóticas
Blog Article
Bromélias e orquídeas representam vegetais ornamentais que obtiveram expressiva presença em lares brasileiros em regiões tropicais e temperadas.
As Características Extraordinárias dasPhalaenopsis
O gênero das orquídeas é famoso pela surpreendente quantidade de híbridos abrangendo uma quantidade enorme de exemplares.
leia mais
Comumente descobertas em ambientes úmidos e sombreados, as orquídeas desenvolveram sistemas especializados de desenvolvimento em diferentes ecossistemas.
Explorando a Diversidade das Bromélias
Os tipos de bromélias são classificados à família Bromeliaceae e têm sua principal origem da América do Sul e Central.
Mostrando arquiteturas particulares, diferentes tipos geram um tanque acumulador que mantém reservas hídricas. Esta configuração facilita que prosperem mesmo com pouca chuva.
Técnicas de Manutenção para estas Espécies Ornamentais
Iluminação Adequada
Normalmente, estas flores preferem claridade sem sol direto. Já as bromélias conseguem prosperar em diferentes níveis de luz, variando conforme o tipo.
Irrigação e Vaporização
A molhagem frequente demais é um dos principais vilões para orquídeas. É aconselhável irrigar exclusivamente em períodos de substrato desidratado.
Considerando os tipos que possuem cavidade central, recomenda-se não deixar secar completamente refrescando-a com frequência visando impedir infestações.
Meio de Cultivo e Fertilização
Orquídeas geralmente crescem melhor em compostos diferenciados que oferecem escoamento adequado.
Substratos que contêm elementos de origem arbórea, carbono ativado combinados com elementos que permitem circulação demonstram ser convenientes.
O plantio de bromélias é viável em diferentes materiais de suporte, a exemplo de formulações para espécies não-terrestres, terra rica em matéria orgânica ou até mesmo fixadas em troncos.
Problemas Comuns e Soluções
Pragas e Doenças
Pequenos invasores e ápteros figuram como questões habituais durante o desenvolvimento destes exemplares.
A prevenção inclui movimentação atmosférica, evitar excesso de umidade e examinar sistematicamente os espécimes.
Problemas de Floração
Quando o florescimento não ocorre, certifique-se de que têm acesso a condições ideais de brilho. Diferentes tipos exigem de uma queda na temperatura noturna para estimular o florescimento.
As flores de bromélias normalmente surgem uma única vez em sua trajetória biológica, contudo formam clones que são passíveis de replantio após a floração principal.
Pontos Favoráveis ao Ter Estas Plantas Exóticas
Superando a questão visual, estas plantas especiais concedem ganhos para o ar que respiramos.
Algumas espécies ajudam na filtragem de poluentes, extraindo elementos tóxicos e aumentando a umidade.
O hobby de colecionar estas plantas exóticas paralelamente disponibiliza efeitos positivos psicológicos, acalmando a mente e desenvolvendo afinidade com o reino vegetal.
Iniciando no Mundo das de Orquídeas e Bromélias
Àqueles sem experiência, é aconselhável iniciar com espécies mais resistentes.
Variedades como as orquídeas-mariposa e plantas aéreas da família Bromeliaceae figuram como possibilidades apropriadas para quem está iniciando.
Pesquise diretrizes em estabelecimentos de jardinagem e coletivos em redes sociais para expandir seu entendimento referente a estas maravilhosas espécies.